No final de 2020, a Cooperativa Agroindustrial Copagril passou por turbulências devido à venda do seu frigorífico de aves, pois os seus cooperados se sentiram alijados do processo decisório, o que gerou uma crise de imagem.
O desconforto perdurou por dois anos, até que, em 2023, houve a troca de presidente e um reposicionamento, a partir da campanha institucional “Sou Copagril, sou do agro que sustenta o Brasil”, que foi lançada com o propósito de valorizar produtores rurais, os quais foram convidados para serem os protagonistas da campanha.
O principal desafio na implementação do projeto foi a falta de disposição inicial dos cooperados em participar da campanha, tendo em vista o sentimento de desprestígio em relação à Cooperativa. Outro ponto era o fato dos produtores rurais não estarem familiarizados com a situação de se exporem em frente às câmeras para as filmagens e sessões fotográficas.
Para suplantar os desafios foi necessário um trabalho árduo de convencimento, desde o diálogo da diretoria da Copagril junto aos associados convidados a participar da campanha, passando pela comunicação alinhada dos profissionais técnicos que atuam em campo, aliada ao exercício persuasivo da equipe de Comunicação e Marketing que coordenou a campanha.
Em todos os pontos de contato, buscamos deixar claro para os produtores rurais associados que a campanha “Sou Copagril” tinha os objetivos de reposicionar a marca Copagril como uma Cooperativa movida pelo orgulho de pertencer dos seus associados; destacá-los como protagonistas da Cooperativa; e promover a valorização do agronegócio. Desse modo, na Campanha “Sou Copagril, sou do agro que sustenta o Brasil” usamos a estratégia de colocar associados no centro das ações de marketing.Para isso, selecionamos “personagens reais” para as peças publicitárias (nossos produtores), em situações reais de vida (atividades rurais e laborais), incluímos a menção dos seus nomes e do ano em que se associaram à cooperativa (ex. Vilmar Krenchinski, associado desde 1987), elementos do agronegócio (silos, animais, maquinários próprios deles), relatos históricos pessoais, únicos e intransferíveis. Preservamos os seus respectivos modos de falar, se vestir, se expressar, sua espontaneidade, garantindo um conteúdo personalizado e autêntico, estilo “real life”.
Foram veiculados vídeo institucional (Youtube) e a versão 30” na TV, bem como spot em emissoras de rádio, peças publicitárias em jornal, revista, portais, sites, outdoors, ativação de marca em estande e telões de eventos e feiras, além de entrevistas em uma websérie inédita no Youtube e redes sociais, que promoveu a valorização da história dos protagonistas da campanha.
Após a implementação do case, o sentimento de orgulho e de pertencimento à Cooperativa foi resgatado, fato constatado a partir de depoimentos espontâneos dos cooperados, bem como por meio da análise dos seguintes indicadores de resultado: aumento do quadro social, com adesão de 1.176 novos sócios (alta de 20%); aumento do volume de grãos recebidos em um ano (recorde histórico na Cooperativa em 2023), com 11,4 milhões de sacas de grãos (milho e soja), uma alta de 67%; alcance orgânico campanha nas redes sociais 265.359 pessoas; e o número de pessoas impactadas pela campanha (incluindo patrocinado) 1.004.776 pessoas impactadas.
AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, 1811 11º ANDAR – CONJ. 1128 – PINHEIROS SÃO PAULO/SP – CEP: 01452-913
Desenvolvido por Begonia Digital