As enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul em abril e maio desse ano tiveram um impacto muito expressivo na AGCO, multinacional produtora de equipamentos agrícolas. A companhia possui uma unidade em Canoas (RS), cidade afetada pelas enchentes e onde a planta da AGCO está instalada há mais de 40 anos. A tragédia fez muitas vítimas no Estado, entre elas nossos colaboradores. A unidade de Canoas teve seu funcionamento interrompido e o cenário de emergência foi oficializado. Neste momento, nossos departamentos se reuniram para definir o plano de estratégia, incluindo o levantamento de recursos nacionais e internacionais para apoiar no que fosse preciso. Surgiu, então, o case SOS RS.
Nosso plano estratégico de auxílio contemplou os colaboradores. Não havia outro objetivo para o case SOS RS que não fosse o de ajudar, o máximo possível, a salvar e preservar a vida dos colaboradores da AGCO, concessionários e terceiros. Nossa principal preocupação era a de cuidar e ajudar no que fosse possível.
Demos início a um monitoramento telefônico com 400 colaboradores localizados em regiões de risco. Eles foram realocados para hotéis, abrigos ou casas de familiares. O objetivo era garantir que todos estivessem em segurança. A planta de Canoas ficou sem energia e abastecemos a unidade com geradores para utilizar nossa cozinha industrial e, com o apoio dos voluntários, produzir marmitas para os colaboradores e quem mais precisasse. A unidade foi transformada em um hub e de lá distribuíamos os itens prioritários.
Também realizamos um mapeamento de saúde com todos os colaboradores direta ou indiretamente impactados por meio de triagem psicossocial, assim como mapeamento de riscos de saúde para quem teve contato com a água contaminada. Isso incluiu vacinação e orientações de prevenção contra a leptospirose.
Em resumo, essas foram as ações imediatas da AGCO:
Também auxiliamos na limpeza da casa dos colaboradores. Trabalharam todos os dias, inclusive aos finais de semana, e para isso utilizamos as máquinas da AGCO.
Diante do case SOS RS e da viabilidade de resultados, esses foram os obtidos:
Doação de US$ 100.000 pela AGCO Agriculture Foundation, fundação privada com o objetivo de evitar e aliviar a fome pelo desenvolvimento da agricultura sustentável, à BrazilFoundation, estabelecendo um fundo orientado por doadores para que outros contribuam com a assistência humanitária. A doação foi usada para prestar assistência emergencial aos colaboradores.
Adoção de medidas trabalhistas para suporte aos colaboradores, incluindo antecipação de décimo terceiro e acordos de jornada.
Estabelecimento de um Plano Coordenado e contratação da Global Communities entre os meses de junho e julho.
Entrega de suprimentos e itens básicos para todos os colaboradores afetados.
Mapeamento e diagnóstico da situação individual de cada colaborador, terceiro e concessionário impactado.
Definição de Política Organizacional de Suporte Assistencial aos colaboradores impactados, com as seguintes ações:
a) Extensão de crédito extra do vale alimentação por 12 meses para colaboradores impactados, com a duplicação do valor.
b) Implementação do Programa de Grupos de Apoio Psicossocial em parceria com o SESI para colaboradores impactados.
c) Implementação de auxílio de US$ 2.500 dólares por colaborador impactado.
d) Entrega de Kit Casa para colaboradores impactados, contendo:
e) Disponibilização de vale compras em loja conveniada para colaboradores impactados no valor dobrado do que já recebem, de acordo com o cargo.
f) Disponibilização de vale kit escolar em loja conveniada para colaboradores impactados com filhos em idade escolar.
g) Disponibilização de assessoria jurídica e administrativa para colaboradores com tais necessidades.
AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, 1811 11º ANDAR – CONJ. 1128 – PINHEIROS SÃO PAULO/SP – CEP: 01452-913
Desenvolvido por Begonia Digital