O atual cenário de mudanças climáticas tem colocado um senso de urgência na sociedade, que acompanha de perto os impactos ambientais e cobra ações mais efetivas das empresas para a mitigação desses efeitos. Cada vez mais, consumidores, investidores e stakeholders demandam transparência e responsabilidade socioambiental das corporações, exigindo que seus compromissos com a sustentabilidade se reflitam em práticas concretas e mensuráveis.
Nesse contexto, as iniciativas ESG (Ambiental, Social e Governança) ganharam destaque, tornando-se um pilar essencial para empresas que buscam alinhar suas operações com as expectativas globais. A AMAGGI, maior empresa de grãos e fibras do país, tem como um de seus compromissos alcançar emissões líquidas zero até 2050 por meio de estratégias de descarbonização até 2035 e neutralização de eventuais emissões residuais, conforme Science-Based Targets initiative (SBTi), tornando-se a primeira empresa brasileira de grãos a assumir esta ambição e compromisso. Dentro da estratégia de descarbonização da companhia, o uso do biodiesel puro (B100) se tornou um dos processos prioritários e, assim, a companhia iniciou estudos para o uso do B100 em suas operações de transporte rodoviário, em maquinários agrícolas e realizou testes para uso em embarcações fluviais, marcando um passo significativo nas ações de descarbonização das operações logísticas.
No entanto, um dos grandes desafios atuais é dar maior visibilidade a essas ações, de modo que cheguem de forma clara e acessível ao público formador de opinião, à imprensa e à sociedade em geral. É fundamental comunicar esses compromissos de maneira transparente e eficaz, mostrando como a empresa está não apenas se adaptando às exigências ambientais, mas também liderando o caminho em direção a um futuro mais sustentável.
Ao liderar o uso de B100 em suas operações, a AMAGGI se coloca na vanguarda da inovação sustentável no Brasil. Através de parcerias estratégicas e investimento em tecnologia, a companhia abre caminho para um futuro mais sustentável para o agronegócio. A empresa produz seu próprio biodiesel, feito à base de soja, e o utiliza em máquinas agrícolas, frota rodoviária e já realizou testes em uma embarcação fluvial.
Para divulgar o projeto B100 de forma clara e didática, investimos em uma press trip com foco em apresentar aos jornalistas como a AMAGGI tem sido protagonista nessa agenda da produção e uso de biocombustível em suas operações. A AMAGGI convidou um grupo de 23 jornalistas e repórteres cinematográficos para uma imersão em suas operações, que ocorreu entre os dias 1º e 3 de julho de 2024. Os profissionais de imprensa, em sua maioria de veículos especializados em agronegócio, economia e máquinas pesadas, visitaram a Matriz, em Cuiabá, uma fazenda em Diamantino e a fábrica de biodiesel em Lucas do Rio Verde, onde também estavam parte dos caminhões da frota rodoviária que é abastecida somente com biodiesel puro.
Durante a press trip, executivos e técnicos da empresa detalharam os processos de descarbonização, tiraram dúvidas dos jornalistas e concederam diversas entrevistas ao longo dos três dias de programação.
A Press Trip B100 AMAGGI rendeu, entre 1º de julho e 21 de setembro, 46 reportagens, em jornais impressos, rádios, sites, TVs e no YouTube, veiculadas tanto na imprensa local (Mato Grosso) e nacional. Como resultado, a ação da press trip obteve um indicador de NPS (Net Promoter Score) de 99,7%, considerado excelente. Um NPS com esse percentual indica que o impacto da marca junto aos veículos de comunicação foi majoritariamente positivo, consolidando o ótimo resultado da press trip.
As matérias divulgadas alcançaram ainda um total de 5,88 milhões de impressões nos veículos de comunicação e um retorno de R$ 551,3 mil em valoração. O NPS gerado pela press trip foi ainda responsável por aumentar o NPS geral da marca AMAGGI no período de julho a setembro em 23,10 pontos percentuais. Os indicadores foram levantados pela empresa Cortex Intelligence, responsável pelo fornecimento da ferramenta de monitoramento de exposição e mensuração da reputação da marca AMAGGI.
Os indicadores de NPS são medidos pela combinação de três aspectos: a relevância do veículo que publicou a matéria (Tier), o protagonismo da empresa (o quanto ela é o foco principal) nessas reportagens e o sentimento (positivo, negativo ou neutro) que é determinado pela forma como a marca/empresa é citada na publicação. A combinação desses três aspectos classificados gera os indicadores para mensurar a reputação da companhia.
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