ORÍGEO e Chitãozinho & Xororó: lançamento do clipe música Chuva

Agência: Propague
Anunciante: ORÍGEO

Desafio:

Criar uma conexão com os maiores produtores do Brasil. Em 2023, a ORÍGEO firmou uma parceria de patrocínio com a dupla Chitãozinho & Xororó, com o objetivo de criar uma campanha de marketing de relacionamento proporcionando uma série de atividades ao longo do ano. A intenção, no entanto, era fugir de um music branding tradicional para criar algo genuíno e que realmente gerasse conexão emocional entre os clientes, a marca e a dupla.

Objetivo Geral:
Fortalecer o relacionamento com os potenciais clientes premium ORÍGEO através de experiências únicas e memoráveis, associando a marca a momentos de celebração, parceria e reconhecimento.

Público-alvo:
Potenciais clientes premium da ORÍGEO: Grandes produtores rurais, em sua maioria familiares, com alto poder aquisitivo e interesse em experiências exclusivas.

Objetivos específicos:

  1. Diferenciar a marca: Destacar a ORÍGEO como uma empresa que valoriza seus clientes e oferece experiências únicas.

  2. Fortalecer o relacionamento: Aprofundar o vínculo com os clientes premium, aumentando a fidelidade e o engajamento.

  3. Gerar experiências memoráveis: Criar momentos inesquecíveis que associem a marca ORÍGEO a emoções positivas.

Estratégia:

Como mobilizar um público acostumado a ter as experiências mais premium possíveis? Que homenagem seria maior que estar diante da dupla mais admirada do Brasil, apresentando em primeira mão um novo lançamento que traz em sua letra o estilo de vida e desafios do homem do campo, e poder participar ativamente do clipe e conteúdo gerado a partir deste grande lançamento?

A ORÍGEO foi responsável por lançar, em parceria com Chitãozinho e Xororó, uma nova e primeira música inédita em 2 anos da dupla. Toda uma estratégia de branded content digital foi desenvolvida a partir deste lançamento.

  1. Lançamento da música Chuva em parceria com a ORÍGEO. A canção composta por Xororó fala sobre um elemento em comum na vida do produtor: a chuva, e traz na letra as principais culturas agro que a ORÍGEO oferece suporte com seus serviços. A música foi lançada com exclusividade na Casa de Campo da dupla sertaneja para os 40 maiores produtores agro do cerrado brasileiro.

  2. Gravação do Clipe “Chuva”: A inédita música “Chuva”, interpretada por Chitãozinho & Xororó. A gravação do clipe foi realizada em um evento exclusivo da ORÍGEO na casa de Chitãozinho, com a presença de seus principais potenciais clientes.

  3. Produção de um minidocumentário: Além do clipe, foi produzido um minidocumentário que capturou os bastidores dessa gravação, incluindo entrevistas com os artistas e depoimentos dos agricultores presentes. Este documentário foi pensado para oferecer uma visão íntima e pessoal do processo, conectando ainda mais os clientes à mensagem da campanha.

  4. Lançamento do minidocumentário no ORÍGEO 360: (um evento inédito e proprietário da marca para 450 produtores brasileiros). Uma campanha de PR foi responsável pela presença de influenciadores e mídia do segmento agro no evento. Um dos pontos culminantes da campanha foi o lançamento oficial do minidocumentário durante o evento ORÍGEO 360. O lançamento foi realizado ao final da plenária, encerrando o evento com uma homenagem emocionante a todos os agricultores do Brasil.

Peças:

Resultado:

O clipe “Chuva” já possui mais de 5 milhões de visualizações somente no YouTube. O clipe já configura entre os mais assistidos de toda a história da dupla no YouTube.

Foram realizadas 360 publicações pela imprensa associando à ORÍGEO, resultando em R$488k, valor de espaço conquistado na imprensa. 25 estados + DF foram impactados por divulgações em veículos locais, como portais, jornais e rádios.

O lançamento do minidocumentário, como parte de uma experiência exclusiva e cuidadosamente planejada, buscou ressaltar a importância dessa parceria. Ao oferecer um conteúdo que conectava a tradição do campo com a inovação, reforçou seu papel como parceira essencial no sucesso de seus clientes, promovendo um senso de pertencimento e fidelidade à marca.

Engajamento Emocional e Conexão: Envolver os agricultores diretamente na gravação do clipe e na concepção do minidocumentário foi uma estratégia para criar uma conexão emocional profunda entre a marca e seus clientes