Dar voz às mulheres do agronegócio que ainda tem pouco espaço de fala nos grandes veículos de comunicação e eventos do setor. A Protagonista vem para abrir esse espaço, ser uma plataforma para dar visibilidade e mostrar o que a mulher está fazendo no campo. O objetivo é com isso aumentar o número de mulheres em posições de liderança no setor. As marcas que trabalham a igualdade de gêneros e apoiam as mulheres utilizam o projeto para dar luz à causa feminina no setor.
A plataforma foi lançada durante a Agrishow e está semanalmente da grade do Canal Rural e Canal do Criador além de plataformas digitais como Instagram e YouTube. A iniciativa busca atender desde pequenas até grandes produtoras, incentivando-as a se destacarem à frente de seus negócios. Por meio de histórias inspiradoras, debates e conteúdos educativos, a plataforma busca fortalecer o papel feminino no campo, promovendo a troca de conhecimento e a inclusão dessas mulheres em debates estratégicos.
Com um comitê editorial formado por entidades como a Sociedade Rural Brasileira (SRB), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), As Semeadoras do Agro, o De olho no Material escolar e ABCZ mulher “A Protagonista” se estabelece como um importante canal para a equidade de gênero no agro. O projeto visa não apenas inspirar, mas também fornecer ferramentas e informações para que essas mulheres possam inovar e sustentar seus negócios, sendo, portanto, uma peça-chave para a transformação e modernização do agronegócio brasileiro.
O programa A Protagonista tem sido uma plataforma essencial para dar voz às mulheres no agronegócio, compartilhando histórias de superação e liderança feminina. Desde sua criação e exibição no YouTube, o programa já entrevistou mais de 160 mulheres, evidenciando o papel transformador delas no campo. A iniciativa destaca a equidade de gênero e estimula a inovação, abrindo espaço para que essas protagonistas compartilhem suas experiências, desafios e conquistas no setor agropecuário.
Os resultados potenciais do programa vão além da inclusão feminina no agronegócio. Ao aumentar a representatividade das mulheres, o programa contribui para uma gestão mais sustentável e inovadora nas propriedades rurais, alinhada às demandas globais por práticas mais responsáveis. Além disso, a crescente visibilidade pode inspirar outras mulheres a ingressarem no setor, expandindo a diversidade e estimulando uma cultura mais equitativa no agro brasileiro.
AV. BRIGADEIRO FARIA LIMA, 1811 11º ANDAR – CONJ. 1128 – PINHEIROS SÃO PAULO/SP – CEP: 01452-913
Desenvolvido por Begonia Digital