Projeto Ynfluencers Yara

Agência: DZ
Anunciante: Yara Fertilizantes

Desafio:

Acostumada a criar ações pontuais com influenciadores ao longo dos anos, a Yara tinha um desafio: como intensificar a criação de conteúdo em vídeo diretamente do campo, utilizando uma linguagem mais próxima do produtor, mas com investimento reduzido? 

A solução foi interna: recrutar e capacitar o time comercial da Yara, que vive o dia a dia com os clientes e é formado por agrônomos, transformando-os em influenciadores para gerar conteúdo relevante em vídeo diretamente das lavouras. Para esse processo de recrutamento e capacitação, a Yara contou com a colaboração dos parceiros de longa data da empresa, os Jovens do Agro. Saile e Cesar Farias participaram de todas as fases do projeto, desde o treinamento, acompanhamento da criação de conteúdo e monitoramento de resultados do conteúdo criado pelo time de agrônomos da Yara.  

Estratégia:

A primeira turma do projeto Ynfluencers teve duração de 1 ano, fazendo parte de um processo dividido em 5 etapas: recrutamento, seleção, treinamento, criação de conteúdo e mensuração. 5 influenciadores foram selecionados por uma banca interna seguindo os critérios de diversidade de gênero, conhecimento e de regiões, com objetivo de refletir diferentes realidades do Brasil. 

Os selecionados foram treinados pelos Jovens do Agro sobre criação de conteúdo no agro, dicas de melhores práticas e técnicas de gravação, receberam um kit de influencer (com microfone lapela, ringlight, tripé, powerbank e uniforme do projeto) e começaram a criar conteúdo sobre as soluções Yara, cobertura de eventos do agro, entrevistas, datas sazonais, além de participações em projetos como Podcast Cultivando Prosa da Yara e até mesmo criação de conteúdo juntamente com seus “padrinhos”, os Jovens do Agro. 

Ao final do projeto, receberam um certificado de Ynfluencers Yara, um reconhecimento pela dedicação e visitaram o escritório do TikTok e do Kwai.  

Peças:

Resultado:

Aumento de engajamento com conteúdo Yara, crescimento relevante em seguidores, presença efetiva e com conteúdo exclusivo para cada feira/evento e aumento em 200% de compartilhamento comparado aos conteudos normais.