O principal objetivo desta ativação era promover o lançamento da ORÍGEO, uma joint venture da BUNGE com a UPL para uma fatia específica do mercado do agronegócio, correspondente a um MVP de 820 milhões na região do cerrado brasileiro. O público traçado para essa abordagem eram representantes de 80 dos principais grupos produtores de grande porte do agro localizados entre o MAPITOBAPA e o MT. Um público triple A, 40+, misto e de diferentes culturas e origens.
A principal meta era a abertura do diálogo entre a nova empresa e seus potenciais clientes, fomentando um dos principais propósitos da marca, que é a construção de relacionamentos com seus leads, com solidez a longo prazo. O desafio inicial era atrair os convidados para o novo, uma empresa inovadora, com legado concreto vindo de suas “mães”, com diferenciais latentes para o agronegócio. Portanto, cativar a atenção para esses diferenciais necessitava que a ativação proposta andasse por fora da curva convencional do segmento e conduzisse ao interesse genuíno do convidado para a participação no evento.
Captado o interesse, demos boas-vindas ao desafio prioritário: abrir as portas da ORÍGEO, possibilitando a apresentação dos seus ideais, seus diferenciais, seu portfólio de soluções e as suas inovações vinculadas às práticas ESG. Além disso, proporcionamos uma experiência tamanha que criasse uma memória afetiva entre os potenciais clientes e a ORÍGEO, podendo então ser referenciada em futuras rodas de conversas e negociações entre os clientes e os colaboradores da empresa.
A estratégia foi canalizar os clientes em um acontecimento com atmosfera única. O icônico encontro das águas amazonense, do Rio Negro com o Solimões, foi a inspiração para todo o evento em uma analogia para a união dessas duas gigantes do agro. Na união das águas, cada rio mantém suas características originais, mas criam algo novo. Numa analogia direta, trouxemos à tona BUNGE e UPL unindo-se no caminho da inovação, a união de duas gigantes do agro mundial dando início à ORÍGEO.
O evento foi idealizado para concentrar diferentes simbolismos, reforçando em plena Amazônia a importância do Brasil no cenário mundial do agro e o compromisso da ORÍGEO com o agronegócio e com as práticas ESG, permitindo que os seus clientes mergulhassem, literalmente, na importância das ações de viés sustentável enraizadas nos valores da empresa desde seu nascimento.
O local escolhido para a ativação principal foi um complexo flutuante sobre o Rio Negro, a 40 minutos de Manaus sobre as águas. A cenografia contemplou todo o complexo, com muita influência nativa entremeada ao branding da marca, refletindo marca e Brasil. Desde um palco em formato de proa navegando entre os convidados, até diferentes acessórios indígenas, canoas, movelaria regional e muita vegetação amazônica, todos os elementos fizeram parte do storytelling e abraçaram os presentes.
Todo o percurso do cliente foi pensado em cada detalhe. Os 17 voos vindos dos diferentes cantos do país trouxeram os convidados para embarcarem nessa experiência imersiva. O trajeto dos clientes iniciou-se com a logística de traslado entre suas cidades e a capital amazonense. Os convidados foram recepcionados em um píer em Manaus, num encontro marcado com os nativos. Embarcações temáticas e artistas manauaras os aguardavam para o trajeto entre o píer e o hotel flutuante.
No complexo, eles foram aguardados por vários pontos de contato com a empresa, explicitando o cuidado, a exclusividade e individualidade das ações, proposta que se alinha com o pensamento prioritário da ORÍGEO frente aos seus clientes. Amenities personalizadas e produzidas com elementos regionais, um welcome kit repleto de itens de self-care para o cuidado pessoal ao longo dos dias, bem como Kids Gifts com historinhas personalizadas com os nomes dos filhos dos casais viajantes, são exemplos das intervenções que foram conectando clientes e marca ao longo da experiência.
Ao final, um gift eternizou o encontro das águas em bandejas e diferentes ítens produzidos exclusivamente e manualmente por um artista plástico. A abertura contou com a participação da dupla “Rio Negro e Solimões”, enaltecendo ainda mais a simbologia do encontro das águas. A apoteose contou com a montagem de um show regional que reuniu mais de 40 artistas e que trouxe Parintins para dentro da plenária, com seus bois, cores e sabores em um jantar preparado pelo chef referência na gastronomia manauara, Felipe Schaedler.
Os convidados vivenciaram mais de 18 horas de conteúdo de qualidade, com participações como o ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues e o comentarista da CNN, Marcos Jank. Vencer a escassez de infraestrutura, por estarmos literalmente dentro d’água, foi o maior desafio. Transformar um hotel flutuante em um espaço de luxo para recepcionar os convidados exigiu muita criatividade, com pré-produção robusta, logística de peso e incontáveis mãos atuantes.
Entre criação, produção, cenografia, técnica e logística, o evento contou com mais de 80 colaboradores, sem mencionar staff e serviço do hotel base. Mais de 16 toneladas de equipamentos foram locomovidas entre barcos e balsas. Outras 8 embarcações adicionais foram acionadas e ancoradas junto ao complexo para colaborar com a hospedagem e o deslocamento de operação e participantes.
A ativação que teve início no evento coletivo teve continuidade com as abordagens pós-evento one-a-one. Entre os dias 23 de junho e 19 de julho de 2023, pedaços encapsulados da Amazônia foram distribuídos orquestradamente junto aos Gerentes de Soluções da ORÍGEO, um a um, por todo o cerrado brasileiro. Caixas individuais, hand-made e com terrários naturais foram entregues como porta-vozes do compromisso da empresa, uma logística complexa e delicada, mas que reforçou o convite para que eles naveguem juntos rumo ao agro do futuro.
A atmosfera proposta para o evento desde a abordagem inicial dos clientes, provocando a imersão numa experiência em plena Amazônia, integrando AGRO, BRASILIDADE e ESG em um debate leve, repleto de conteúdo e história, resultou em um índice de satisfação de 99,8% entre os clientes participantes, via resposta a um questionário pós-evento encaminhado aos mesmos.
Ter apostado na autenticidade frente à obviedade no momento da concepção da ativação cumpriu o desafio inicial, instigando o interesse dos convidados, alavancando a confirmação de suas presenças, tendo 87% dos convidados abordados presentes no evento, independente da relevante logística que os aguardava para chegarem até o local proposto.
O conteúdo abordado frente aos participantes reforçou a relevância da marca, ressaltou o legado das marcas mãe e outros parceiros que também estiveram no palco expondo suas diretrizes. O pontapé inicial de um relacionamento de confiança foi consolidado, reforçado pelas ativações e experiências que criaram vínculos entre os colaboradores, parceiros e clientes da empresa.
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